Quantidade de Páginas visitadas

Formação Continuada - leia mais...
Aconteceu dia 06 de outubro a Formação Continuada com o tema “A Educação de Surdos e as Tecnologias de Informação e Comunicação TIC´s”. Foi aprimorado o conhecimento, reiterado o papel do professor como mediador de aprendizagem apoiado nos recursos tecnológicos em prol da educação de surdos.




OFICINA DE PIPAS ...leia mais
Nos dias 18, 22 e 29 de setembro aconteceu a “Oficina de Pipas” no CEEBJA organizada pela professora de Educação Física Maria Cristina Busato Ruaro e coordenada por seu aluno Marcelo Carlos de Lara, sendo também o representante dos alunos nessa Instituição como 1º tesoureiro da Associação de Mestres, Alunos e Funcionários - AMAF. A oficina teve por objetivo inferir um trabalho colaborativo, além de desenvolver a criatividade, habilidades manuais e a concentração. Foi alertado sobre os perigos da utilização do cerol, cuidados e orientações sobre a soltura correta de pipas sem riscos de acidentes de trânsito ou elétricos. Houve muita empolgação por parte dos alunos envolvidos. A soltura das pipas foi realizada na pista de atletismo da UTFPR, com a participação de todos os que confeccionaram em um ambiente de alegria e felicidade.



EXAMES ON LINE 2017- 2ª ETAPA - FASE II
No dia 27/09/2017 foram realizadas as provas da Fase II - Exames On Line Ensino Fundamental, nos períodos manhã,tarde e noite contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, Matemática, História, Geografia,Educação Física e Arte.




Semana Farroupilha no CEEBJA
Em comemoração a Semana Farroupilha, o CEEBJA de Pato Branco recebeu no Dia do Gaúcho, 20 de setembro, os integrantes do CTG Carreteando a Saudade, apresentaram danças, também teve mostra de chula e o Diretor artístico Andre Gabrieli falou da importância da data e explicou que gaúcho é quem cultiva às tradições, independente do estado que nasceu, fez um convite para participarmos da sociedade CTG. O Diretor Cleversom e a  Professora Roseli Tosdeschini contextualizaram a apresentação artística com os acontecimentos históricos dessa Revolução. Foi uma oportunidade para nossos alunos de conhecer a histórica  e ver o orgulho e a alegria daqueles que cultivam os costumes da Tradição Gaúcha, em nosso município.









Pátria e o exercío da cidadania no CEEBJA
 Envolveram-se direção, coordenação, professores, funcionários, alunos com a comunidade, para a programação especial da semana da Pátria deste ano, contou com apresentações diárias do Hino Nacional, declamação de poesias, a significação das cores da bandeira e citado os símbolos nacionais, interpretação do Hino pelas voluntárias Mayra Sarturi e Fernanda Inocêncio acompanhadas por flauta e violão.

Aconteceu a solenidade à Bandeira Nacional junto ao Corpo de Bombeiros teve a  participação de alunos e professores.Também tivemos aula demonstrativa da Linguagem Brasileira de sinais para Surdos com a participação do aluno Luís Leonório Miotto e da professora Intérprete Janaína de Castro Gomes.
















Drogas e DST´S
O CEEBJA de Pato Branco, no dia 31 de agosto, recebeu a Enfermeira Profª Analice Horn Spinello com as acadêmicas do 8ª período do curso de Enfermagem da FADEP, para ministrar palestra sobre Drogas e DST´s Doenças Sexualmente Transmissíveis -Riscos, Consequências e Prevenção. Através de dados e imagens chocantes, a Professora abordou, explicou e conduziu o tema, os alunos do Ensino Fundamental e Médio demonstraram bastante interesse, fizeram relatos, questionaram, o objetivo foi alcançado trazer informação e conscientização para essa comunidade sobre os cuidados com a nossa saúde.





Parabéns Estudante da EJA
O CEEBJA realizou de 07 a 11 de agosto a Semana do Estudante, com atividades diversas,objetivando proporcionar o conhecimento através de Palestra sobre “Etiqueta Profissional e Comportamental”, Sessão Cinema no SESC-PR, Feira do Livro, Dança, lanche especial.



















EXAMES ON LINE 2017 - 1ª ETAPA- FASE II
No dia 09/08/2017 foram realizadas as provas da FASE II- Ensino Fundamental nos períodos manhã, tarde, noite contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira - Inglês, Educação Física, Matemática e Ciências.



Semana Pedagógica
CEEBJA DE PATO BRANCO - nos dias 24 e 25 de julho de 2017 realizou a Semana Pedagógica onde a Direção, Equipe pedagógica, Professores e Agentes Educacionais I e II, juntos debateram temas pertinentes e foi ministrado  uma palestra sobre " Autoconhecimento " com a Psicóloga Eliete Dias da Silva - CRP 08/15848.






 
Atividades Extracurriculares
O CEEBJA, de Pato Branco, promoveu nos dias 03 e 07 de julho de 2017, atividades recreativas com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, nos períodos manhã e tarde junto ao Complexo Esportivo Largo da Liberdade e Ginásio Esportivo Dolivar Lavarda.

As atividades foram desenvolvidas pela Professora Maria Cristina Ruaro Busato da disciplina de Educação Física com o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade dos conteúdos, bem como a melhoria na qualidade e aproveitamento das aulas, visando à integração entre professores e alunos.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura do local, o sistema de atendimento de aulas e projetos ofertados à população, participaram de jogos e brincadeiras diversas e realizaram um belíssimo piquenique, momento agradável que proporcionou grande interação.








Festa JULINA no CEEBJA
A Direção, a AMAF, professores, alunos e funcionários festejaram dia 04/07 o ARRAIÁ do CEEBJA, nos períodos da manhã e tarde os alunos capricharam na decoração, foi servido um lanche especial. No período da noite teve atrações diversas como: Casamento Caipira, Quadrilha Maluca, Bingo de Bolos, Rifa, Aposta da Pinha Premiada (acertar quantos pinhões havia na pinha). Foi servido pipoca, quentão de suco, cachorro quente, bolo de milho e de laranja, prendas arrecadadas junto a comunidade escolar. Fechamos o 1º semestre com esse evento que marcou o envolvimento e a alegria de todos.







Esculturas: Sensibilidade e Pesquisa
A professora Francelize Elis Dambros e a Direção do CEEBJA, Pato Branco, receberam em 19/06 o artista Kalu Chueiri para ministrar uma palestra com abordagem em leitura de esculturas – formas de interpretar uma obra.

Nossos alunos do coletivo de Língua Portuguesa do ensino fundamental ficaram encantados com a emoção do artista ao expor a interpretação da imagem.

Segundo o escultor toda a obra precisa de muita pesquisa, pois nem sempre a compreensão dela acontece. Uma vez, que o maior objetivo é o olhar do público, o despertar para ler uma obra.

Somando a isso, os alunos comentaram que passariam a olhar as esculturas de uma forma diferente, porque desconheciam a grandeza cultura delas. Alguns mencionaram que iriam levar a família para ver as obras e explicariam, pois jamais pensaram em aprender a ler uma imagem.

A palestra possibilitou aos educandos desenvolver um olhar diferente, uma sensibilidade diante das esculturas, até então, jamais percebida. Mostraram grande interesse em querer conhecer mais e se comprometeram a ajudar a cuidar das esculturas que são patrimônio público. Resgate de uma história, de uma pesquisa.



Vida Missionária na Africa

A Equipe Multidisciplinar e a Direção do CEEBJA receberam nessa terça-feira 13/06/2017 a Irmã Joceli Manfrin da Congregação Franciscana de São José, para proferir uma palestra sobre a realidade vivida pelo país de Angola na Africa, a partir de seu trabalho missionário e do desafio de implantar um Posto de Atendimento à Saúde naquela comunidade. Nossos alunos ficaram surpresos em saber do carinho que os angolanos nutrem por nós brasileiros e ao mesmo tempo estarrecidos em conhecer através de imagens a condição precária de vida que levam.Temos certeza de que foi uma aula riquíssima em conteúdo, conhecimento, vivência, imagens e história. Tivemos a oportunidade de ver o exercício e a prática da palavra amor em sua real concepção.A dedicação, o carinho e o afeto com que a Irmã Joceli desempenha o seu trabalho em Angola, nos faz meditar sobre o nosso papel de viver em sociedade e a doação para o próximo.





Dia Mundial do Meio Ambiente
No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da disciplina de Geografia do CEEBJA, fizeram uma reflexão sobre a questão ambiental. Foram vistos vídeos, documentários e houve um debate sobre o tema. Após essas atividades, houve a confecção de materiais para ilustrar esse dia.
Desafiando a ETICA com alunos
07 de junho/17 - Estamos vivendo no Brasil uma profunda crise ética e moral por parte da classe política. Isso nos tem sacudido diariamente por meio dos noticiários aos quais temos acesso. Diante disso, o CEEBJA em parceria com o SESI, utilizou o jogo de tabuleiro “EDUcomÉTICA”, que a Profª. da Língua Portuguesa Francelize Dambros, gentilmente nos emprestou. Esse jogo foi aplicado concomitante com alunos de Português, Geografia, Filosofia e História do período noturno. Sensacional a participação, pois através do jogo, os alunos foram refletindo, analisando e sabendo das condutas certas que devem nortear a vida dos cidadãos.













Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito